domingo, 10 de maio de 2009

Retrato de Jomara


Retrato de Jomara- óleo s/ tela de Guilherme de Faria- 1976



Retrato de Jomara
ou Meu plano (de Alma Welt)

Contemplando um retrato de Jomara,
Que musa fora do pintor Guilherme,
E no qual o artista a morte captara
Em vida, e a que só faltava o verme

Que a esperava em breve sob a terra,
Oculto e insidioso predador...
Eu, modelo vivo e diva do pintor
Resolvi poupar-me o que me aterra,

Que por meu plano justo e infalível
Hão de encontrar-me nua e bela
Sob um lago, espelho mais sensível.

E pelas instruções que dei de mim
As chamas levarão como uma vela
Minha beleza preservada até o fim...

05/01/2007


Nota
Lucia Welt, a devotada irmã da Alma, acaba de encontrar e me enviar este aterrador soneto na Arca da Alma, em que ela revela o seu plano de morte incorruptível, e que dissipou para sempre as dúvidas que em nós (sua família e eu) foram plantadas por aquele nefasto delegado...
Espantou-me saber que o retrato que pintei (nos anos 70) de minha segunda musa, Jomara, realmente premonitório do aspecto terrível que ela adquiriria pela doença que haveria de matar aquela que fora uma beldade na nossa louca juventude, serviria de inspiração às avessas para o plano de morte de outra beldade, a minha última musa, a poetisa Alma Welt. (Guilherme de Faria)

Um comentário: